sexta-feira, 25 de novembro de 2016

As 4 estações

Que o clima está louco e as estações embaralhadas, não é novidade para ninguém. Essa semana mesmo eu estava de bota e vestido meia manga, em pleno novembro, dá pra acreditar? E confesso que estou achando ótimo não derreter já às 8h da manhã. Logo eu, que sempre amei o verão! Mas, enquanto não sobrar uma graninha pra colocar um ar condicionado na casa nova, estou curtindo muito esse outono fora de época!

A verdade é que, depois dos 30, muita coisa mudou por aqui. Assim como passei a preferir barzinho a balada, rasteirinha a salto alto e até panettone a chocottone ( sim, eu sei, passas e frutas cristalizadas são o cúmulo da velhice), eu acho que agora também prefiro o outono ao verão! Dias lindos, céu azul, clima ameno. Nada de sair do banho suando. Que delícia!

E numa dessas noites bem fresquinhas de setembro, um amigo muito querido foi lá em casa jogar tarô pra mim. Sim, sou dessas! Assim que ele abriu as cartas, viu que as coisas não andavam muito boas pro meu lado. Depois de me assustar um pouco (ele muito direto, eu muito apavorada, hahaha), ele disse que era só uma fase, que, claro, não ia durar pra sempre e me explicou, de um jeito muito delicado, que era como se eu estivesse no meu próprio inverno. A partir desse dia, comecei a refletir muito sobre isso e percebi que nós, assim como as estações do ano, também passamos por várias fases.

No início de 2016 eu estava em pleno verão! Recém-saída da casa da minha avó, dividindo apartamento com minha melhor amiga, dona do meu próprio nariz, das minhas vontades, da minha vida! Eu estava tão feliz, numa fase tão boa, que toda a minha alegria e autoconfiança refletiam e eu brilhava como um sol! Aquela velha história de que quando estamos bem com nós mesmos, estamos bem com o mundo!

Um tempo depois, veio o outono. Segundo o Google, “do ponto de vista cultural, o outono é uma estação que inspira beleza, mas também melancolia e transição, sendo considerado por muitos como um tempo de mudança.” E foi exatamente isso, uma fase de transição. Como se o vento tivesse chegado pra levar embora, junto com as flores e folhas, alguma beleza, muitas certezas e alguém bastante especial. Menos sol, menos brilho, menos calor.

E aí chegou o inverno! Mais escuro, mais frio e mais... triste. Tempo de hibernar. Ficar na minha, olhar pra dentro, cuidar de mim. Estou numa fase bem mais reclusa, e tudo bem! Até me lembrei de uma citação que ouvi na primeira vez que jogaram tarô pra mim, há uns 15 anos. Era mais ou menos assim: “Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, realiza.”

Embora seja um momento diferente, estou aproveitando para me conhecer melhor, descobrir meus verdadeiros desejos e me preparar para o que vem depois. Pois, como me explicou meu amigo, se uma flor desabrochar no inverno, ela não vai sobreviver, é preciso aguardar o tempo certo para florir. Então, que venha a primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário