quinta-feira, 19 de maio de 2016

Être bien dans sa peau

A frase que dá título a este texto é uma expressão francesa que significa, ao pé da letra: estar bem dentro da sua pele. Ou seja, estar bem com você mesmo! Quando aprendi isso no meu curso de francês, minha professora me usou como exemplo, dizendo que eu parecia uma pessoa de bem com a vida, comigo mesma, à vontade no meu próprio corpo. Fiquei tão feliz!

Sim, é bem verdade que eu ando bastante satisfeita com o que/quem estou me tornando, exterior e interiormente, e é maravilhoso que isso transpareça nas minhas atitudes, no meu modo de vida! Mas não foi sempre assim. Eu já fui uma menina muito, muito complexada. Com tudo! E trabalhei muito para restaurar minha autoestima e me transformar nessa pessoa super bem resolvida que me considero.

Na adolescência, me achava uma baleia, mesmo sendo bem mais magra do que hoje em dia. Agora, aos 31, sei lá, não me sinto magra, nem gorda. Tenho barriga, celulite, um pouco de estrias. Mas nada disso tira a beleza de um corpo que é só meu! Cheio de vida, de histórias, de pipoca no cinema, de brigadeiro de colher, de cerveja com os amigos. Jamais me privarei desses prazeres, porque é isso que me faz feliz!

Mesmo tendo sido baixinha desde sempre, nunca me incomodei com isso, até que comecei a namorar um cara que media quase 2 metros! Aí, não ia nem na padaria sem salto! Que bobeira! Como se alguns centímetros fossem mudar muita coisa na nossa enorme diferença de altura. Ainda não fico à vontade em ir pra “night” de rasteirinha, por exemplo, mas confesso que tenho diminuído cada vez mais o tamanho dos saltos. Na verdade, sapatos altos são itens bem raros no meu armário. E me sinto bem sem eles!

Mas não foi de uma hora pra outra que eu deixei de lado essas e outras encanações. Na realidade, a construção dessa nova Marina levou um tempo, foi um trabalho longo e delicado, e três coisas que iniciei durante o ano passado foram fundamentais para o meu novo eu: religião, terapia e francês. Esse trio mudou a minha vida! Vraiment!

Sei que estou virando uma beatinha, mas me encontrar de verdade em uma religião me transformou completamente! Tenho uma fé inabalável, que me traz muita confiança e a certeza de que nunca estou sozinha. Isso é maravilhoso! A terapia tem me ajudado em vários aspectos, mas principalmente a perceber que, toda a mudança que nós desejamos, tem que partir de dentro da gente. É clichê, mas é isso! E tenho visto minha vida mudar para muito, muito melhor!

E o francês? Bem, o francês é o meu hobby! Sabe há quantos anos eu não tinha um hobby? Nem eu sei... Uma coisa que eu faço apenas por lazer, por gostar, por prazer mesmo. Hoje vejo o quanto isso é importante. E ainda encontrei uma professora que, além de excelente profissional, é uma fofa! Temos muita afinidade e nossas aulas parecem mais um encontro de amigas do que um trabalho. Muitas vezes, o curso de francês é a hora mais legal do meu dia! Amo!   

É claro que ainda tenho minhas inseguranças, muitas! Mas hoje vejo minha vida completamente diferente de um ano atrás, e me sinto melhor também! Mais bonita, mais determinada, mais feliz! E acho que, quando você descobre prazer na vida, ela te recompensa em dobro!  Acredito muito nessa energia, na importância de ser positiva e fazer o bem. E, de fato, quando me olho no espelho, gosto muito do que vejo. A verdadeira beleza vem de dentro!

“Acredito que as garotas felizes são as mais bonitas!” Audrey Hepburn.

Esse foi o caminho que eu encontrei para “être bien dans ma peau”. Pretendo segui-lo pelo resto da vida!

3 comentários:

  1. Que alegria ler isso! Qdo estamos bem com a gente, ficamos muito melhor com o mundo! Te amo, te amo!

    ResponderExcluir
  2. É perceptível essas mudanças em você Mary! Te vejo mais leve, mais alegre, mais desencanada mesmo. E pessoas felizes fazem as outras felizes! Você é uma pessoa maravilhosa que eu amo, e fico feliz em te ver bem! Que o progresso seja eterno em nossas vidas! <3

    ResponderExcluir
  3. é tudo tão nosso q as vezes não vale jogar para o outro!
    Linda!

    ResponderExcluir