domingo, 2 de fevereiro de 2014

A menina que roubava livros

Um prazer que descobri recentemente é ir ao cinema sozinha. Eu costumava achar isso estranho, solitário, mas ultimamente tenho gostado tanto da minha própria companhia, e geralmente gosto de filmes que meus amigos não têm muito interesse em assistir, que realmente aderi ao hábito. Então ontem cheguei ao shopping, comprei minha pipoca e fui assistir “A menina que roubava livros”. Duas horas e muitas lágrimas depois, saí do cinema me sentindo na obrigação de escrever sobre isto! 

Bem, a história é narrada pela morte (sim!) e conta a trajetória de Liesel Meminger, uma garota que é entregue pela mãe, comunista perseguida pelo nazismo, a um casal de um subúrbio alemão, que a adotam em troca de uma pensão. No caminho, Liesel cruza com a morte pela primeira vez, ao perder seu irmão mais novo. E é nessa ocasião que ela rouba o primeiro de muitos livros, um manual que o coveiro deixa cair na neve. 

Em seu novo lar, na Rua Paraíso, Liesel encontra Hans, seu novo pai, um homem extraordinário, muito humano e com um coração enorme; Rosa, sua nova mãe, uma mulher, como a própria Liesel descreve, fantasiada de tempestade, sempre trovejando, mas não menos generosa; Rudy, um vizinho da sua idade que se torna seu melhor amigo/primeiro amor; e Max, um judeu que eles escondem e com quem Liesel cria uma relação muito forte de amizade, companheirismo e que juntos dividem a paixão pelos livros e pelas palavras.

Eu li o livro em 2009, se não me engano, e amei! E posso dizer com todas as letras: O filme não decepciona em nada! As atuações são maravilhosas, o roteiro idem, e a história de quase 500 páginas muito bem adaptada para duas horas de filme. É muito profunda, contada através da perda da inocência da infância e, como toda história de guerra, muito, muito triste. Mas realmente encantadora! 

Então, se você gosta de ler, não hesite em devorar essas 494 páginas de ótima literatura. Mas se é um preguiçoso que gosta de boas histórias, prepare o lencinho e corra para o cinema. De uma maneira ou de outra, você não vai se arrepender! :) 


 

"Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler."




Trailer oficial do filme!



2 comentários:

  1. Eu assisti o Filme e Amei! A Estética estava ótima, as atuações.. E a História dispensa comentários! Unir a fantasia inocente de uma criança em meio a guerra é demais, e mostra que podemos sempre ver as coisas por um lado bom! O Filme: A Vida é Bela e O menino do pijama listrado também tem essa mesma atmosfera! Ps: Sempre leio seus textos e adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália! Eu também assisti A Vida é bela e O menino do pijama listrado; o primeiro gostei muito, o segundo já não achei tão bom. Mas A menina que roubava livros eu ameeei, e olha que geralmente eu nem gosto de filmes baseados em livros que já li, sempre acho que fica faltando muita coisa. Mas esse ficou perfeito! E que bom que você é leitora do blog, fico muito feliz! Volte sempre! hihihihi ;*

      Excluir