terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Paixão antiga

Ontem conversando com meu pai, ele comentou que tinha lido um texto de um dos meus ídolos literários. Na verdade, tenho dois: Fernando Sabino e Antonio Prata. Em ambos os casos, foi amor à primeira leitura! Fernando Sabino em “O encontro marcado”, romance que li pela primeira vez aos quinze anos e me identifiquei completamente. E Antonio Prata, também durante a minha adolescência, numa coluna que ele escrevia para a revista Capricho. Não me lembro exatamente qual foi o primeiro texto que li, mas gostei tanto que comecei a colecionar, numa pasta junto com recortes de outros textos e matérias sobre literatura que eu gostava e guardava de revistas e jornais.

Depois dessa conversa de ontem, fiquei pensando em como deixei de lado meu grande sonho de ser escritora e me distanciei da pessoa que eu gostaria de ser. Claro que não mudei minha essência, tenho os mesmos valores e princípios e ainda os mesmos sonhos – talvez só tenha me tornado um pouco menos romântica e um tanto mais prática. Mas passo metade do dia trabalhando e a outra metade vendo televisão ou olhando para a tela do celular – meu vício.

Gosto de trabalhar e sei que é necessário, para pagar minhas contas, comprar minhas coisas, poder viajar. Mas não quero ficar tão maníaca por isso quanto meu pai, a ponto de não achar tempo nem para cuidar da própria saúde. Ô homem teimoso! E quanto à internet, putz, eu realmente gosto disso, mas desde que “me viciei” acabei abandonando meus outros hobbies, e começo a achar que estou ficando burra!

Não coleciono mais recortes de jornal, não leio poesia, quase não escrevo mais, tampouco escrevo à mão (coisa que sempre amei fazer). Não faço diários, não tenho álbuns de fotos reveladas e só escuto música quando estou dirigindo. E me bateu uma nostalgia tão grande disso tudo, que quero voltar a fazer essas coisas, quero voltar a me apaixonar todos os dias por coisas simples, uma foto, um poema, uma música! Quero voltar a ter sonhos! Ok, pensar em ser uma escritora como Fernando Sabino e Antonio Prata é sonhar alto demais, mas eu poderia, pelo menos, atualizar o blog semanalmente!

Não dizem que o ano só começa depois do carnaval? Pois bem, hora de colocar em prática as (sempre as mesmas) resoluções de ano novo: praticar exercícios, estudar, me matricular num curso de fotografia, aprender um novo idioma, esquecer aquela paixonite, escrever mais, emagrecer – sempre emagrecer! Incluindo agora retomar meus velhos hobbies e... quem sabe... com muuuita inspiração... começar a escrever um romance! Mesmo que seja para reler depois, rir da minha própria cara e pensar: onde é que eu estava com a cabeça? Quem é que vai querer publicar esta porcaria? Hahaha!

Well... Let’s do it! :) 

“De tudo, ficaram três coisas: a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro.” Fernando Sabino – E quem mais poderia ser? ;)

3 comentários:

  1. tb acho q as vezes tô ficando burro, pelos msm motivos

    ResponderExcluir
  2. nunca é tarde Marininha! mãos a obra!bjsssssssss
    marilminha

    ResponderExcluir
  3. Quando acabar de escrever esse romence me manda uma copia, sera o meu primeiro...
    mas com certeza não sera o ultimo. Quero muito pegar esse gosto pela leitura, nunca tenho tempo, rs sempre do prioridade para outras coisas mas vejo cada dia que passa o quanto isso me faz falta.

    adorei o blog! ja é começo.

    Samyr MB

    ResponderExcluir