terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cinemateca

Quando a Mariana sugeriu o tema “O filme da sua vida”, o primeiro que me veio à cabeça foi “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Mas, como já o citei aqui em um texto anterior, forcei-me a pensar em outro filme e percebi que jamais conseguiria descrever minha vida em um só, pois foram muitos com os quais me identifiquei até hoje.

Minha infância seria perfeitamente descrita por “Agora e Sempre”, um filme do ano de 1995 que conta a história de 4 amigas em uma cidadezinha do interior. Uma nostalgia gostosa que entende perfeitamente o espírito de ser criança. Bicicletas, segredos, medos e sonhos. 25 anos depois as amigas se reencontram, após cada uma ter tomado seu rumo. Me faz lembrar eu, Talita, Amanda, Carol e Aline. Uma amizade que surgiu ainda no colégio e perdura até hoje. Após muito tempo e rumos diferentes, a amizade permanece, agora e – com toda certeza – sempre. O filme é lindo e vale a pena! ;)

 "Roberta, Samantha, Tina e Chrissy"

A adolescência, sempre um pouco mais dramática, poderia ser descrita por um filme que assisti recentemente, “O Palhaço”. O drama com Selton Mello fala sobre auto-conhecimento e aceitação. O palhaço era triste porque não queria ser palhaço. Após sair em uma aventura atrás de um sonho, ele aprende uma grande lição, que eu também aprendi após querer ser tanto alguém diferente de quem eu sou: “O rato come o queijo, o gato bebe leite, e eu sou palhaço!” E eu sou eu: Marina Resende de Castro.

 "Eu faço todo mundo rir, mas quem é que vai me fazer rir?"

Mas também já fui Bridget Jones... A moça em guerra com seu corpo, com dúvidas sobre sua vocação profissional e desesperada para arrumar um namorado – e que registrava tudo em seu inseparável diário – poderia descrever muito bem uma fase de minha vida que, assim como no filme, era mais pra comédia-romântica do que pra drama.

 "O diário de Bridget Jones"

No futuro, quero ser como Elizabet Gilbert, em “Comer, rezar e amar”. Uma mulher madura e bem resolvida, em paz consigo mesma, na espiritualidade e no amor.

 "Attraversiamo!"

Correndo o risco de ser repetitiva, volto a citar Amélie Poulain. Porque, se eu tivesse que escolher um único filme para representar minha vida hoje, certamente seria este. A história da garota em uma eterna viagem em busca dela mesma, apaixonada pelos pequenos prazeres da vida e que procura fazer o bem através de simples gestos. Como diz a Júlia, mais do que uma inspiração, Amélie é um estilo de vida!

 Que o meu destino seja tão fabuloso quanto o dela!

Beijos, Marina.

4 comentários:

  1. adorei o tema proposto! mto bom oo seu post tb rimã!é impossivel nao gostar de algo que vc escreva...amei!
    isabelle castro

    ResponderExcluir
  2. Faço das palavras da Isa as minhas, impossível não gostar dos seus textos. São todos tão bem escritos e verdadeiro, que quando leio me identifico bastante. Acho que por isso somos lobas...hahahha!
    Auuuuuuuuuu
    bjos
    Naty

    ResponderExcluir
  3. Isso aê Marinão...a vida é um filme mesmo... a minha tá uma história de cinema já...hahahahaha
    arrasando no texto como sempreee...suas crônicas são conhecidas no Rj de tanto q falava delas..
    bjunda!!

    ResponderExcluir
  4. Além de linda, simpática, educada e inteligente, escreve bem... vc é nota 1.000 menina... parabéns pelo blog!!!!!

    Qto aos filmes, ñ conheço o primeiro, estou louca pra assistir o segundo e adoro os outros dois...

    Super beijocas!!!

    ResponderExcluir