quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Medo de homem ou coragem de rato?

Coragem é mais que não ter medo, mas é apesar do medo, a atitude de ir em frente. Ouvi isso em algum lugar e levo isso sempre comigo, porque o medo não é de todo mal. O medo faz a gente pensar melhor, se prevenir e ser mais cuidadoso.
O medo só é ruím quando paralisa, ou quando impede de fazer o que se quer, e principalmente ruím quando impede de se fazer o que se deve.
“Ter coragem é ter bondade.... já dizia Renato Russo.
No filme “Um sonho possível” fala-se sobre coragem, mas fala-se também de outra palavrinha que faz muita diferença: honra. O menino do filme, que tinha uma vida muito sofrida, refletia sobre ter coragem para enfrentar seus medos, e refletindo sobre isto, chegou à conclusão de que coragem qualquer um poderia ter, mas honra sim, seria e é o grande motivo de se fazer ou não alguma coisa.
Portanto, medo e coragem coexistem e são experiências humanas válidas. Mas a honra deve ser o termômetro sobre o quanto de medo é aceitável e o quanto de coragem é necessária para se viver e ir adiante.
Diz uma antiga fábula que um camundongo vivia angustiado com medo do gato.
Um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas aí ele ficou com medo de cão, por isso o mágico o transformou em pantera. E então ele começou a temer os caçadores.
A essa altura, o mágico desistiu. E transformou-o em camundongo novamente e disse:
Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem apenas a coragem de um camundongo.
E afinal, você é um homem ou um rato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário