quinta-feira, 19 de maio de 2011

Liberdade pra dentro da cabeça

Conheci um blog (dica da Marina) e me viciei. Não paro de pensar coisas diferentes que eu poderia fazer todos os dias e fico impressionada como aquelas meninas que criaram o tal blog são criativas e, principalmente, desprendidas. Sim, desprendidas de medo de passar vergonha com tantas ideias malucas. Isso é o máximo! Como já comentei vez ou outra por aqui, sou cheia de vergonha em relação a um monte de bobagens. Quero me livrar disso tudo...

Todo mundo tem direito à liberdade, mas há dois pontos sobre isso que quero destacar: 1 – Liberdade deve ser conquistada, para que se dê mais valor. 2 – Muitas vezes o que não nos deixa ser livres está somente dentro da nossa cabeça.

Conversando com um desconhecido, aprendi sobre a Alegoria da Caverna do Platão, que é super interessante e tem tudo a ver com esse segundo ponto. A Alegoria da Caverna foi escrita pelo filósofo Platão, e trata da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade. Isso é: é como se você acreditasse, desde que nasceu, que o mundo é de determinado modo, e então vem alguém e diz que quase tudo aquilo é falso, é parcial, e tenta te mostrar novos conceitos, totalmente diferentes.

Vamos nos permitir ser mais LIVRES (inclusive de preconceitos) para que sejamos mais FELIZES!

6 comentários:

  1. Segue o link para quem quiser dar uma espiadinha no blog que a Ju citou aí em cima: http://365nuncas.wordpress.com/

    E essa Alegoria da Caverna aí é uma viagem, hein?! Curti! Hahahaha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. alegoria da caverna do platão??????? kkkk....liberdade pra dentro da cabeça sempree!!! bjos.

    ResponderExcluir
  3. Inclusive de preconceitos! MUITO BEM LEMBRADO!!Acho que não cabe a nós julgar ninguém pelo que é, sente, ou gosta... a liberdade está aí pra cada um fazer dela o que bem entender!

    ResponderExcluir
  4. Alegoria da caverna mucho louca... É certo que Platão fumava um...

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkk Fumava um de leve!! Quero ler esse livro e ver esse blog!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkk esse conhecido ou não da julia é muito doido!!!platão então ,nem se fala... que teoria é essa gente??

    ResponderExcluir