sexta-feira, 6 de maio de 2011

Esquisitices normais

Mania é um distúrbio mental, geralmente gerido por uma idéia fixa. Popularmente ela é considerada algum hábito repetitivo, na maioria das vezes inconsciente (pelo menos quando a adquirimos) e um tanto quanto “esquisito”.

Eu tenho mania de inventar palavras com as letras das placas de carro ou transformar o número em datas. Também confiro a porta trancada mais de uma vez. E para dormir então, nem se fala... existe todo um ritual: portas do guarda roupa fechadas, janela entreaberta, porta fechada, olhada clássica debaixo da cama (vai que tem um monstro!), chinelo virado pra cima e uma luzinha pra clarear.

Tenho uma mania louca de fazer lista. Faço isso o tempo todo! Sou aficionada em detalhes, no mini de cada coisa, mas acho também que tenho um “quê” de megalomaníaca, porque tudo para mim é super, mega! Haha

Muito conhecida como TOC (transtorno obsessivo compulsivo), a mania patológica é uma doença crônica que demora a ser descoberta, visto que a gente sempre pensa: ”ah! Todo mundo tem uma maniazinha. Isso é normal!”. E realmente muitas vezes é normal mesmo, mas é bom saber que cerca de 2,5% da população sofre de TOC, o que traz ansiedade, angústia e desconforto.

Então mais uma vez #ficaadica:
Se alguma mania consome demais nosso tempo e pensamento, é hora de refletir e procurar ajuda.´

#ficaadica 2:
"Melhor impossível" - filme tudo a ver com o assunto!

5 comentários:

  1. nossaaaa....tbem sou maníaca por lista!!! nem tinha me tocado dessa!!! adorei o texto....muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu texto essa semana!
    E seu ritual na hora de dormir eu conheço bem... Aliás, a mania de porta do guarda-roupa fechada eu peguei de vc! kkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho mania de fumar cigarro

    ResponderExcluir
  4. Lista tb faz parte da minha vida, alias, lembra das nossas listaS pra viagens?
    O blog ta mto bom meninas, digo MULHERES!

    ResponderExcluir