quinta-feira, 31 de março de 2011

Quem lê, viaja

Eu aprendi a ler de repente, aos 5 anos de idade, antes mesmo de entrar para a classe de alfabetização. E, talvez por isso, eu tenha sido muito estimulada pelos meus pais e acabei desenvolvendo verdadeira paixão pela leitura desde muito cedo. Cresci entre livros, gibis e jogos de todos os tipos e, aos 7 anos, na primeira série, ganhei da minha professora um prêmio – uma caixa de clips coloridos – por ser a aluna da turma que mais emprestava livros da biblioteca. É um fato isolado, bobo, mas me lembro até hoje e me orgulho disso! =)

 O primeiro livro de verdade que li foi “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. E digo “de verdade” porque é claro que não foi o primeiro livro que li na vida, mas tirando os infantis e os clássicos – e chatíssimos – pré-vestibulares, foi o primeiro que me encantou. Fiquei maravilhada com a capacidade de escrever de uma forma tão simples, mas, ao mesmo tempo, com uma riqueza de detalhes que te faz imaginar exatamente cada personagem, cenário, história. Como quando você assiste um filme inspirado em algum livro e tem a impressão de que está vendo aquilo pela segunda vez, tamanha a perfeição da narrativa.

Ler é uma delícia! Relaxa, ensina, distrai... Eu viajo, entro na história, rio, choro, me emociono! E comigo não tem esse papo de ler na internet não. Hoje em dia existem sites que disponibilizam diversas obras na web, mas vamos combinar, que coisa mais sem graça! Se a magia da leitura é justamente pegar no livro, ver a capa, sentir as páginas, o tamanho, a grossura... Sou capaz de ficar horas dentro de uma livraria!

Enquanto escrevia este texto, me lembrei de vários livros que já li... Alguns que adorei, me identifiquei, li e reli; outros que não gostei, achei chato e parei no meio do caminho. E, dentre esses que gostei, relacionei cinco, para quem se animar e quiser experimentar:

1-     O Encontro Marcado, de Fernando Sabino – Um romance que fez parte da minha adolescência, conta a história do menino que queria ser escritor – nem preciso dizer porque me identifiquei e li 3 vezes! =)

2-     Cazuza- Só As Mães São Felizes, de Lucinha Araújo – O livro conta a vida e a morte do poeta pela narrativa de sua mãe. Para quem gosta do Cazuza, é de morrer de chorar! Lindo!

3-     Meu Nome Não é Johnny, de Guilherme Fiuza – É a biografia de João Guilherme Estrela, um jovem bem nascido que virou o maior fornecedor de drogas da zona sul carioca nos anos 90. Virou filme, mas o livro (sempre) é muito melhor!

4-     Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva – Um clássico! Também uma obra biográfica que conta a história de um adolescente que, aos 20 anos, mergulha numa cachoeira e sai tetraplégico.

5-     O Dia Do Coringa, de Jostein Gaarder – Um livro meio doido que mistura filosofia e aventura numa história fantástica! Vale a pena!

Fica a minha dica para quem quiser se aventurar! ;)
Boa leitura a todos. Beijos, Marina.

2 comentários:

  1. Nunca li nada de Fernando Sabino... "Encontro marcado" já está na minha listinha agora!!!rsrs... E fiquei com muita vontade de reler "capitães de areia"! Viajei em seu texto! bjos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Fernando Sabino é meu preferido! Amo!!

    ResponderExcluir