sábado, 12 de março de 2011

Atrás do bloco

O Brasil é o país do carnaval! E o carnaval é tradicionalmente conhecido como a festa da carne, mas, para mim, é a celebração da liberdade! Afinal, você conhece algum outro evento em que as pessoas se libertem tanto? É a festa da alegria, da fantasia, da perdição! É como se durante esses quatro dias todo mundo se esquecesse dos seus problemas e tudo virasse alegria, fantasia, brincadeira!

E a gente vê de tudo: É homem vestido de mulher, mulheres semi-nuas, fantasias de todos os tipos, gente sambando, gente pulando, gente beijando, gente bebendo como se o mundo fosse acabar... Cada um comemora ao seu modo. Tudo é festa!

Tem as escolas de samba do Rio de Janeiro, o frevo de Recife, os trios elétricos de Salvador, os bonecões de Olinda, os blocos de Minas Gerais... Cada lugarzinho do Brasil tem suas tradições para comemorar a maior festa do país! A animação é tanta que tem gente que na quarta-feira de cinzas já começa a planejar o destino do ano seguinte!

Mas o que mais me encanta é que, nessa festa, não há restrições nem diferenças: branco, preto, pobre, rico, homem, mulher, gay, adulto, criança... Todo mundo veste a fantasia e pula junto atrás do bloco, sem espaço para qualquer preconceito. Viva o país da diversidade! Viva o país do carnaval!


 Carnaval Rio de Janeiro 2011


Bloco Céu na Terra - Laranjeiras


Bloco Cordão do Boitatá - Centro


2 comentários: