segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eu acredito

Eu nasci em família católica, fui batizada, fiz catecismo, primeira comunhão, tudo como manda a cartilha. Mas, na verdade, nunca gostei muito de frequentar a igreja, assistir a missa. Achava tudo tão parado, monótono e quase não entendia a linguagem que o padre falava. Daí, a convite de uns amigos, visitei algumas igrejas evangélicas, mas também não curti. Era um tipo de adoração que, para mim, era demais. Na minha opinião, aquilo beirava o fanatismo e, sei lá, não rolou.

Então, ainda na adolescência, comecei a me interessar muito pelo espiritismo. No começo era mais por curiosidade: “Será que existe espírito? Vida após a morte? Os mortos se comunicam mesmo com os vivos?” E, quanto mais eu procurava saber a respeito, mais me interessava pelo assunto. Fui ao centro algumas vezes, assisti palestras muito esclarecedoras e percebi que essa, sim, é uma doutrina na qual eu acredito. Por motivos diversos, acabei deixando de frequentar o centro, mas pretendo voltar e estudar mais.

Apesar de me identificar muito com o espiritismo, não posso dizer que sou espírita. Na verdade, não tenho uma religião. Acredito em vidas passadas, em reencarnação, mas não consigo deixar de acreditar nos meus santinhos, imagens que são adoradas por católicos e não por espíritas. São José, que é protetor da família; Santo Antônio, o santo casamenteiro; e outros tantos com o qual simpatizo. Uso um escapulário para me proteger, rezo (não todas) as noites antes de dormir e, quando o bicho pega, eu apelo pra promessa mesmo!

Fé é crença, é ter convicção mesmo sem ter provas reais de que aquilo existe ou pode vir a acontecer. Na verdade, fé não tem necessariamente a ver com religião, mas a gente sempre acaba ligando uma coisa à outra. Eu respeito todas as religiões e acho que o barato de tanta diversidade, é que todas (ou pelo menos todas que conheço) têm como objetivo principal fazer o bem e te levar ao encontro de Deus!

Eu tenho fé! Tenho fé em Deus e tenho fé no homem. Acredito que o mundo pode vir a ser um lugar melhor, com menos violência, menos preconceito, mais cidadania, respeito, paz e amor. Acredito que um dia não haverá mais guerra e sim paz entre as nações. Acredito que iremos abrir os olhos a tempo de salvar o planeta e que Deus, mesmo vendo tanta coisa errada acontecendo aqui embaixo, continua olhando por nós e iluminando nossos caminhos. Eu tenho fé! Eu acredito!

Marina.

2 comentários: